segunda-feira, 7 de julho de 2014

Meu vizinho é um cão ! E o seu ?

Na seção ISTO EU CRITICO de hoje , farei aquilo que aqui chamo de "crítica" , do Livro Meu Vizinho é um cão . 
Das portuguesas Isabel Minhòs Martins e Madalena Matoso.

O livro conta a história de uma menina e a chegada de novos vizinhos ao prédio onde vive. 

Ao fazer este prédio cheio de janelas, Madalena Matoso começou a inventar histórias para cada um dos seus habitantes. A senhora antipática, as irmãs velhinhas, a cantora de bar, o senhor sozinho, o casal jovem, as trigémeas de Xangai, a professora de ginástica. 

No fim do livro, há outra imagem do prédio, passados cerca de 20 anos, e podemos ver algumas mudanças. Há vizinhos novos, uma das irmãs velhinhas morreu e a outra acabou por se juntar ao senhor sozinho, a cantora envelheceu (mas continua curiosa)… A senhora antipática e família tinham sido os primeiros a abandonar o prédio… 

Estas histórias muitas vezes são quase invisíveis. Mas fazem parte da construção das imagens . Imagens de um traço único ..." Enquanto não criamos uma categoria de livros de sardinhas ou de porcos que se vestem de coelhos, sugerimos agrupá-los na estante sob a denominação ‘livros divertidos’  do blog de Cosac Naify .... Eu ADORO livrinhos divertidos . Os seus pequeninos aí de casa também vão adorar !!

Para nós adultos as lições sobre as pequenas e grandes diferenças que nos separam e sobre o modo como nos podemos abrir ou não ao mundo. Sobre o mundo como um lugar em transformação: global, complexo, rico e, por vezes, DE DIFÍCIL GESTÃO .(!!!) 








Nenhum comentário:

Postar um comentário